Vietnã: Intenso, Fresco e Fascinante
- Leonardo Pugliese

- 12 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de jun.

Vietnã é um destino que por si só pode ser explorado por inteiro em uma só viagem, mas que muitas vezes é combinado com a Tailândia, o Laos, o Camboja e até mesmo Cingapura. Para quem está indo pela primeira vez ou planejando uma viagem para o Vietnã, recomendo que pense em um destino composto por 3 regiões principais:
Região Norte, onde estão Hanoi, Halong Bay (ou Baía de Halong) e cidades nos arredores (Sapa, Ninh Binh e Cau Chau)
Vietnã Central onde estão as cidades de Hue, Danang e Hoi An,
Região Sul, tendo como Ho Chi Minh (ou Saigon), a cidade principal, que fica muito próxima ao Delta do Rio Mekong.
São regiões bem diferentes entre si, tanto em termos culturais quanto geográficos, climáticos e que oferecem experiências bem diferentes.
Quem combina o Vietnã com os países nos arredores e não tem muito tempo, a escolha normalmente envolve as seguintes combinações, conforme o número de noites:
1. Hanoi
2. Hanoi + Halong Bay
3. Hanoi + Halong Bay + Hoi An
4. Hanoi + Halong Bay + Hue + Hoi An
5. Hanoi + Ho Chi Minh (Saigon)
6. Ho Chi Minh (Saigon) + Hue + Hoi An.
Muito diferente da Tailândia, o Vietnã foi e ainda é muito influenciado pela cultura da China em diversos as aspectos. Os dois países são vizinhos, e, embora poucos falem sobre isso, por mais de 1000 anos o país fez parte do Império Chinês,
Não existe uma religião majoritária. Há budistas, taoístas, confucionistas mas a maioria das pessoas não se considera adepta de uma religião específica, embora todos tenham suas próprias crenças, simpatias.
Os vietnamitas costumam falar alto, são agitados e não deixam de falar o que pensam. Eles apontam, encostam, esbarram. E eu, com meus 2,10 m de altura virei atração de Hanói a Saigon e era parado nas ruas tempo inteiro, Em Hue, enquanto eu visitava a Pagoda de Thien Mu, chamei tanta atenção que acabei atrapalhando um casamento. Alguns convidados saíram da cerimônia e vieram tirar fotos comigo. A comida é fresca, leve e saborosa. Por ter sido colonizada pela França, os vietnamitas hoje comem pão e derivados do leite. Eu sempre comi muito bem por lá. Tudo isso misturado com pratos tradicionais, sopas, massas de arroz, muitas ervas aromáticas e pimenta e acompanhado
O café, forte e bem diferente do arábica, que tomamos no Brasil, é um capítulo a parte e eu poderia viajar de novo para o Vietnã por uma xícara de café., Tem café com leite condensado, com ovo, com sal, com coco e por aí vai. Se você ama café esse será um dos pontos de destaque de sua viagem.

Aqui estão algumas coisas importantes para saber antes de visitar o Vietnã:
1. Visto e Documentos
Brasileiros precisam de visto para entrar no Vietnã. Recomendo que o visto seja emitido de maneira online.
2. Moeda e Câmbio
A moeda oficial é o dong vietnamita (VND). Embora dólares americanos sejam aceitos em alguns lugares, é melhor trocar para VND para facilitar transações. Leve dinheiro em espécie, pois nem todos os lugares aceitam cartão.
3. Clima e Melhor Época para Visitar
A melhor época depende do destino:
Norte (Hanoi, Ha Long Bay): Primavera (março a abril) e outono (setembro a novembro).
Centro (Da Nang, Hoi An): Entre fevereiro e maio.
Sul (Cidade de Ho Chi Minh): Entre dezembro e abril.
4. Cultura e Respeito
Respeite a cultura local. Vestir-se de forma modesta é importante, especialmente ao visitar templos. Tire os sapatos ao entrar em casas ou templos.
5. Trânsito Caótico
O trânsito pode ser desafiador, especialmente nas grandes cidades como Hanói e Cidade de Ho Chi Minh. Uma das primeiras lições que aprendi no Vietnã foi a forma de atravessar a rua. "Apenas atravesse, e não pare! As motos vão (normalmente) desviar de você.
6. Idioma
O vietnamita é a língua oficial. Embora o inglês seja falado em áreas turísticas,
7. Pechinchar
Negociar preços é comum em mercados e com vendedores de rua. Sempre pergunte o preço antes de comprar algo ou pegar um transporte. Isso é regra em qualquer lugar do mundo e lá não é diferente.
8. Segurança e Golpes
O Vietnã é, em geral, seguro, mas fique atento a pequenos furtos em áreas movimentadas. Esteja ciente de golpes comuns, como vendedores que cobram preços inflacionados de turistas.
Essas dicas vão te ajudar a aproveitar melhor sua viagem e evitar imprevistos. Boa viagem! 🌏




Comentários