Em imagens: Celebrações por toda a Índia enquanto devotos marcam o festival de Dussehra
- Rafael Marques

- 2 de out.
- 2 min de leitura

Milhões de indianos celebram o Dussehra — um dos festivais mais importantes do hinduísmo — que simboliza o triunfo do bem sobre o mal.
O Dussehra comemora a vitória da divindade Lorde Ram sobre o rei demônio de dez cabeças, Ravan.
Em todo o país, o Dussehra é marcado por diferentes rituais e tradições, mas com uma grandeza comemorativa em comum.
O Dussehra cai no décimo dia do sétimo mês do calendário lunar e é precedido pelo festival de Navratri (as nove noites que antecedem o Dussehra), quando as pessoas adoram diferentes formas da deusa hindu Durga.



Durante o Dussehra, grandes apresentações, incluindo noites vibrantes de música e dança, são normalmente realizadas em áreas abertas em cidades e vilarejos por toda a Índia.
As pessoas visitam amigos e familiares, trocam doces e presentes e passam as noites em carnavais pop-up com rodas-gigantes e balanços.


Durante o festival, pessoas trajando trajes elaborados costumam encenar a Ramlila — uma representação teatral do épico Ramayana, com dois milênios de existência.
Essas apresentações acontecem em palcos bem iluminados, onde artistas, vestidos com trajes e maquiagem vibrantes, interpretam personagens do épico.
Elas narram histórias do exílio do Senhor Ram de sua esposa Sita e de seu irmão Lakshman, do sequestro de Sita pelo rei demônio Ravan e da batalha final que leva ao seu resgate.
O ato final da Ramlila é encenado no dia de Dussehra, quando Ravan é morto por Ram, simbolizando o triunfo do bem sobre o mal.
Este ato é marcado pela queima de efígies coloridas de Ravan, seu irmão Kumbhkaran e seu filho Meghnath.
Grandes multidões se reúnem para testemunhar o espetáculo e ver as figuras serem consumidas pelas chamas.


Dussehra também marca o início dos preparativos para Diwali - o festival das luzes - que acontece 20 dias depois.




Comentários