top of page

10 Melhores Templos e Santuários para Visitar em Tóquio

Atualizado: 30 de jun.

Descubra os mais importantes templos e santuários de Tóquio!


Templos e santuários em Tóquio atraem milhares de visitantes à cidade todos os anos, e muitos datam de milhares de anos, oferecendo um retiro espiritual, além de arquitetura e design deslumbrantes. Alguns desses templos foram reconstruídos várias vezes, sobrevivendo a incêndios, terremotos, tsunamis e guerras. Outros permaneceram firmes desde sua construção original. Santuários e templos nesta cidade podem ser encontrados em quase todas as esquinas.


Além de ser a capital do Japão, Tóquio também é, de muitas maneiras, a capital dos templos e santuários no Japão. Confira alguns dos templos e santuários mais importantes que são imperdíveis em sua próxima visita.


1- Templo Sensoji

ree

O Templo Sensoji, no histórico bairro de Asakusa, é o templo mais antigo de Tóquio e também um dos mais visitados, com uma arquitetura única e cercado por lojas e barracas. Os terrenos deste templo budista são famosos por abrigar também o Templo Tanuki, cujos espíritos de cães-guaxinim dizem proteger as casas e os negócios ao redor, além de trazer boa sorte.


Este templo foi construído no ano de 628 e é conhecido por seu imponente e enorme portão vermelho, além de sua estrutura de pagode de cinco andares. Sempre movimentado, é um lugar onde você pode sentir a atmosfera da antiga Tóquio.

Pegue um lanche, encontre uma lembrança e explore este complexo elegante e vasto. Ele fica a apenas 24 minutos a leste do centro da cidade de Tóquio.


Localização: 2 Chome-3-1 Asakusa, Taito City, Tóquio 111-0032, Japão


2- Santuário Meiji Jingu

ree

O Santuário Meiji Jingu está entre os santuários xintoístas mais visitados do Japão, oferecendo 170 acres de uma serena floresta perene e monumentos dedicados aos espíritos da realeza do passado. O templo foi construído em 1920 e é dedicado aos espíritos do Imperador Meiji e da Imperatriz Shoken. Ele desempenha um papel vital na vida pública da população local.


Todo Ano-Novo, um festival é realizado aqui, atraindo mais de 3 milhões de visitantes para uma cerimônia de oração. Casamentos também são frequentemente realizados no santuário, assim como celebrações, festivais e rituais regulares.

Seja por história ou meditação, este é um santuário muito popular para visitar. Ele fica a 10 minutos a leste do centro da cidade.


Localização: 1-1 Yoyogikamizonocho, Shibuya City, Tóquio 151-8557, Japão

Aberto: Diariamente, das 6h20 às 16h50.


3- Templo Tennoji

ree

O Templo Tennoji oferece um cenário pitoresco em meio a um cemitério arborizado, ao longo de uma longa fileira de cerejeiras, representando perfeitamente a serenidade budista e o peso dos séculos. Com mais de 800 anos de história, o templo é cercado por belos jardins paisagísticos, gramados e árvores, além de impressionantes estruturas de concreto, estátuas e um imenso portão. Seu grande destaque é um enorme Buda de bronze em oração.


Um detalhe curioso da história é que este local já foi onde a maior loteria de Tóquio era realizada, criando um interessante contraste entre a serenidade atual e o caos de um grande sorteio no passado.

Hoje, o templo representa o auge da tranquilidade meditativa natural. Ele fica a apenas 30 minutos a leste do centro da cidade.


Localização: 7 Chome-14-8 Yanaka, Taito City, Tóquio 110-0001, Japão.


4- Santuário Toshogu

ree

O Santuário Toshogu, localizado no Parque Ueno, é um importante local cultural e espiritual que remonta a 1627, quando foi criado para consagrar Tokugawa Ieyasu, fundador do xogunato Tokugawa. Este templo grandioso e ornamentado é ricamente decorado com ouro, ganhando até o apelido de "Santuário Dourado".


Ele é cercado por peônias e cerejeiras, tornando-se deslumbrante na primavera e magnífico no outono, quando as folhas mudam de cor. Diz-se que é um local de grande importância para aqueles que buscam sorte ou sucesso acadêmico.


Para os visitantes da cidade, representa a oportunidade de ver um templo histórico no coração da cosmopolita Tóquio. Ele também está localizado bem no centro da cidade.


Localização: 9-88 Uenokoen, Taito City, Tóquio 110-0007, Japão

Aberto: Diariamente, das 9h às 16h30.


5- Santuário Tomioka Hachiman.

ree

O Santuário Tomioka Hachiman oferece um enorme santuário composto por 17 santuários menores dedicados a muitos princípios e figuras do xintoísmo, incluindo o fundador da luta de sumô. Este local único e belo homenageia os espíritos da prosperidade, viagens e muitos outros conceitos importantes do xintoísmo. Muitos lutadores de sumô famosos têm seus nomes inscritos aqui, bem como seus tipos de mãos e pés, exibindo a história da luta de sumô. Esta também é a casa do Festival Anual Fukagawa Hachiman, um dos maiores na área de Edo.


A poucos passos do monumento, há uma grande variedade de restaurantes focados na culinária okonomiyaki e monja-yaki. Fica a apenas 20 minutos a leste do centro da cidade.


Localização: 1 Chome-20-3 Tomioka, Koto City, Tóquio 135-0047, Japão


6- Santuário de Hie

ree

O Santuário Hie oferece uma estrutura tradicional com portão torii no topo de uma escadaria de pedra gigante e uma estrutura antiga que remonta aos séculos XIV e XV. O santuário é um Tesouro Nacional designado que abriga muitos bens culturais e exibições de qualidade de museu, incluindo muitas espadas antigas, incluindo uma grande espada tachi. Dizem que o santuário concede desejos para tudo, desde relacionamentos e casamentos até prosperidade familiar. Todo mês de junho, o santuário sedia o Festival Sanno, um dos maiores de todo o Japão, com dança, canto e centenas de lanternas.


Outros eventos aqui mostram de tudo, desde música a arranjos de flores e férias culturais. Fica a 16 minutos a leste do centro da cidade.


Localização: 2 Chome-10-5 Nagatachō, Chiyoda City, Tóquio 100-0014, Japão

Aberto: diariamente das 6h às 17h


7- Santuário de Shinagawa

ree

O Santuário Shinagawa é um santuário do século XII originalmente dedicado ao deus xintoísta da comida, oferecendo um enorme portão torii com entalhes intrincados em cada pilar. Ele está entre os dez santuários diferentes que cercam o Palácio Imperial de Tóquio. Apesar de sua proximidade com tantos destinos populares, o santuário tende a ser mais vazio do que outros, tornando-o um ótimo lugar para visitar e tirar fotos das lindas esculturas de dragões. A única exceção é durante a temporada de festivais, quando se transforma em um movimentado mercado público com toneladas de barracas de comida.


Fora da temporada de festivais, este templo é um lugar fantástico para fugir da agitação e se perder em paz meditativa. Ele fica bem no coração do centro da cidade.


Localização: 3 Chome-7-15 Kitashinagawa, Shinagawa City, Tóquio 140-0001, Japão


8- Santuário de Kanda

ree

O Santuário Kanda é um santuário histórico construído para homenagear o so-chinju xintoísta regional de Edo, oferecendo um local profundamente cultural que é amado pelos moradores locais e apresenta uma arquitetura espetacular. Dizem que este templo concede prosperidade, bons relacionamentos e sorte no amor e na vida. Também fica no coração de um centro de cultura pop de Tóquio, com muitas lojas e exibições celebrando otaku, anime, mangá e videogames. Você verá pessoas em fantasias coloridas de cosplay, lojas de eletrônicos e cafés de cultura pop por toda a área. A arquitetura colorida do templo sempre parece se encaixar perfeitamente.


Você pode até comprar talismãs no portão do templo para abençoar seus eletrônicos contra danos. Fica a apenas 20 minutos a leste do centro da cidade.


Localização: 2 Chome-16-2 Sotokanda, Chiyoda City, Tóquio 101-0021, Japão


9- Fukagawa Fudoson

ree

O templo Fukagawa Fudoson, ou mais propriamente Narita-san Fukagawa Fudo-Do, fica no coração do leste de Tóquio, oferecendo uma tradição profunda, visuais deslumbrantes e história e tradição profundas. É uma mistura incomum de moderno e antigo, com o salão principal de adoração realocado aqui no século XIX, ao lado de um novo salão principal em estilo arquitetônico cubista. Aqui você pode ver muitos rituais, incluindo queima de cedro, tambores e dança, bem como decoração luxuosa que homenageia a classe rica de Tóquio no século XVIII.


Talvez a melhor parte deste templo seja que ele fica a uma curta distância de vários outros templos antigos na área. Fica a apenas 22 minutos a leste do centro da cidade de Tóquio.


Localização: 1 Chome-17-13 Tomioka, 江東区 Koto City, Tóquio 135-0047, Japão

Aberto: diariamente das 9h às 17h


10- Santuário de Nezu

ree

O Santuário Nezu tem uma história que remonta a quase 2.000 anos e oferece um dos templos antigos mais completos do Japão, com edifícios deslumbrantes e um jardim maravilhoso. O santuário original neste local foi estabelecido há mais de 1.900 anos. Edifícios adicionais foram adicionados nos séculos XV, XVII e XVIII, com a expansão final sendo o edifício principal atual. Ao caminhar pelas instalações, você verá um jardim de azaleias de 6.600 metros quadrados com 100 variedades diferentes de flores e 3.000 plantas individuais.


Você também pode explorar casas de chá tradicionais aqui, vendendo bebidas exclusivas como o tradicional Amazake e mercados de artes, artesanato e flores. Fica a 24 minutos a leste do centro da cidade.


Localização: 1 Chome-28-9 Nezu, Bunkyo City, Tóquio 113-0031, Japão

Aberto: diariamente das 6h às 17h





 
 
 

Comentários


bottom of page